História

Excariz é uma das freguesias do concelho de Arouca, de cuja sede dista cerca de 18 kilometroa, no distrito de Aveiro: o seu orago é Santo André, anualmente celebrado noo mês de Novembro. O topónimo "Escariz" é um derivado do germânico "Ashan" cuja tradução é o "Ascário", literalmente tem sentido de "guerreiro armado com uma lança de haste de madeira dde freixo". o geónimo "Ascário surge tambem através do topónimo latino medieval "Villa Ascariquici", "a quinta de Ascário". Pela existência na região de castros e mamoas, é facil deduzir que o povoamento do território da freguesia de Escariz, é remotissimo. De facto, o povoado de Escariz possui alguns testemunhos importantes da sua ancianidade, entre osquais se destacam três plataformas e três linhas de muralhas; fragmentos de cerâmica a micácea e tégulas recolheram-se na superficie dos seus terrenos, sendo tambem visiveis restos de construções habitacionais. Na casa do Povo de Escariz existe uma mó proveniente de UM castro e no Museu Pio XXII, em Braga está guardada uma pedra decorada tambem proveniente da freguesia; a pedra ostenta numa das faces dois cordões paralelos.
A paróquia de Santo André de Escariz é de remota instituição, sendo das mais antigas na "terra" de Santa Maria e julgado da Feira, no qual estava incluida a povoação.
A paróquia de Santo André de Escariz é citadaa pelas Inquirições de 1288, como uma povoação que era toda foreira ou, parte dela da coroa, não existindo nela qualquer honra. Seguindo a tradição, a Igreja Matriz de Escariz deverá ter sido, sensivelmente até ao século XV, um convento de freiras beneditinas,que no mesmo século terão sido transferidas para o Convento de Avé Maria, no Porto; o que em parte se confirma, pois a freguesia de Escariz foi uma vigairaria anexa aquele convento e passou depois a reitoria independente. A 10 de Fevereiro de 1514, D. Manuel I deu Foral Novo ao julgado da Feira, e deste que a freguesia ded Escariz passou a beneficiar. A freguesia chegou ainda a pertencer ao concelho de Fermedo; contudo, o mesmo foi dissolvido a 24 de Outubro de 1855. ara além do vasto e válido património arqueológico já referido, destaca-se tambem como património cultural e edificado da freguesia, a igreja Paroquial edificada remotamente. Omonte de Abelheira e o rio Antuã que se passa na freguesia, destacam-se como os seus locais de maior interesse turistico. Escariz é uma freguesia de terrenos férteis, propícios à agricultura que se tornou uma das principais atividades dos seus habitantes que para além desta, vivem tambem de trasnformação de madeiras, da indústria do calçado e da construção civil, atualemnte verifica-se que a apicultura é uma arte que tem vindo a afirmar-se no sector económico.